O câncer é uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo, e exige uma abordagem multidisciplinar para o seu enfrentamento. Por isso, as Universidades Federais do Estado de São Paulo (UFABC, UNIFESP e UFSCar) realizam pesquisas de ponta para o diagnóstico e o tratamento das pessoas com câncer, além de promover a qualidade de vida dos pacientes e a prevenção da doença.
![Interação entre universidade e sociedade ajuda mulheres acometidas por câncer de mama](https://static.wixstatic.com/media/6239ce_acd3b3217d9f49e998d847a67d0d54e9~mv2.gif/v1/fill/w_980,h_693,al_c,usm_0.66_1.00_0.01,pstr/6239ce_acd3b3217d9f49e998d847a67d0d54e9~mv2.gif)
Pesquisadores da UFABC, com o auxílio da Associação Viva Melhor, formada por pacientes em estágio de pós-tratamento para a cura do câncer de mama, utilizam tecnologia para desenvolver prótese mamária que pode ser produzida com mais facilidade e proporciona conforto e sensação de naturalidade à mastectomizada.
Outra linha de pesquisa que se destaca é a do diagnóstico precoce do câncer, que aumenta as chances de cura e reduz os custos do tratamento. Nesse sentido, pesquisadores da UNIFESP desenvolveram um método não invasivo e de baixo custo para detectar o câncer de próstata por meio da análise da urina. O método utiliza um biossensor óptico que identifica a presença de uma proteína específica do câncer de próstata na amostra de urina. O biossensor já foi testado em pacientes e apresentou uma precisão de 90%.
Merece destaque a linha de pesquisa sobre "cuidado integral" aos pacientes com câncer, que envolve aspectos físicos, emocionais, sociais e espirituais. Nesse contexto, pesquisadores da UFSCar desenvolveram um programa de intervenção psicológica baseado na terapia cognitivo-comportamental para reduzir o estresse e melhorar o bem-estar de pacientes com câncer colorretal. O programa consiste em sessões individuais ou em grupo, conduzidas por psicólogos, que ensinam estratégias para lidar com os pensamentos e as emoções negativas relacionadas ao câncer. O programa já foi aplicado em mais de 100 pacientes e mostrou resultados positivos na redução do estresse, da ansiedade e da depressão.
Esses são apenas alguns exemplos das pesquisas realizadas pelas Universidades Federais do Estado de São Paulo na área do câncer, que demonstram o compromisso dessas instituições com a produção de conhecimento científico e tecnológico voltado para a melhoria da saúde e da qualidade de vida da população. Essas pesquisas também evidenciam a importância da interação entre a universidade e a sociedade, que permite identificar as demandas reais dos pacientes e oferecer soluções inovadoras e acessíveis.
Essa publicação faz parte do portfólio e da trajetória pregressa de um ou mais membros da equipe do Vox & Gov.
Comments