O filme Múltiplos Riscos é um longa-documenta com objetivo de discutir a Esclerose Múltipla (EM) no contexto da pandemia de COVID-19.
O documentário foi aprovado e apresentado no XXI Congresso Brasileiro de Esclerose Múltipla e Neuromielite Óptica (BCTRIMS, 2020). O Projeto do Documentário tem a Direção de Produção Executiva e Assistente de Direção as profissionais Dra. Ana Maria Canzonieri e Camila Zucarelli, e na Direção de Produção Geral e Assistente de Produção Geral, os profissionais Bruno Almeida e Daniele Freire e Orientador de Pesquisa em Saúde, o pesquisador Dr. Julino Rodrigues Soares.
A EM é uma doença autoimune, crônica, degenerativa, progressiva do Sistema Nervoso Central, que pode causar limitações e deficiências em variados sistemas (físico, psíquico e cognitivo). Afeta diretamente o sistema imunológico e algumas das medicações em uso para o tratamento da doença são imunosupressoras ou imunomoduladoras, portanto, agindo sobre o sistema imunológico. Compreender as experiências dos pacientes com EM nos diferentes cenários pode contribuir com medidas futuras a serem tomadas por parte de familiares, profissionais da área da saúde e gestores públicos, frente às demandas dos pacientes.
A estrutura básica do documentário é formada pelas perguntas direcionadas aos agentes-sociais, que neste caso, são os pacientes com EM, no qual, busca-se questionar o “ser” e o “estar”, dos pacientes, frente a atual situação de pandemia. De acordo com a visão da fenomenologia hermenêutica, utilizada como referencial teórico pelos entrevistadores, a interrogação tida como a mais apropriada foi questionar o “Como” o paciente percebe a situação. Busca-se com o documentário analisar o comportamento dos pacientes frente à pandemia.
Desse modo, caminhamos em direção a uma análise existencial onde o pensamento sobre o “EU” analisa sua relação com o meio, de forma fenomenológica e, desencadeia discussões sobre os depoimentos colhidos com o objetivo de levar informações úteis, que possam servir como um orientador aos profissionais da saúde e órgãos governamentais, na condução de situações futuras, permitindo que estes possam ajustar suas práticas de acordo com as necessidades dos pacientes com EM, frente às políticas públicas.
O projeto é inédito, em documentário, como auto gravação, mediada por perguntas pré-estabelecidas, em que a construção da narrativa se encaixa perfeitamente com o momento histórico atual.
Fonte: Projeto Múltiplos Olhares (projetomultiplosolhares.com). Disponível em: Assista o Documentário (projetomultiplosolhares.com).
Comments